quinta-feira, 20 de outubro de 2011

GESTÃO AMBIENTAL

O que muda na vida dos brasileiros a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Certamente ela irá proporcionar um impacto positivo na qualidade de vida e saúde da população. Prevê a redução, reutilização, não geração e reciclagem de resíduos sólidos.
Em 2009 metade dos resíduos gerados em todo país foram descartados de forma inadequada, o equivalente a 154 estádios do tamanho do Maracanã repletos de lixo, gerando a contaminação de solo, água e ar. Mas esta realidade está com os dias contados.

A obrigatoriedade da Lei 12.305, de 02/08/2010, estimula uma importante tomada de decisão que gera benefícios imediatos às empresas que se comprometerem a desenvolver um programa de gestão ambiental. Importante observar que os condomínios estão enquadrados neste processo por serem pessoa jurídica, portanto com os mesmos deveres de uma empresa.

Entra agora a conscientização, através da Educação Ambiental, a coordenação, definição e implantação de planos de ação para uma Gestão Ambiental. Será necessário envolver os agentes responsáveis por esta mudança, diante do grande desafio da sustentabilidade ambiental.

A consultoria proporciona a elaboração de projetos direcionados a segmentos específicos, como condomínios ou empresas. O retorno vai além da qualidade de vida e preservação ambiental, mostra-se importante aliado na redução de recursos econômicos advindos do melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Por Rose Mariah

Nenhum comentário:

Postar um comentário