segunda-feira, 7 de junho de 2010

De que lado nós estamos?

Como todos aqueles que trabalham ou estudam o comportamento humano, a mesma pergunta vem à tona: como conseguimos chegar a este ponto de degradração do planeta, colocando em risco nossa própria existência?

Alguns estudos mostram que a falha está na desinformação, vivemos não uma crise ambiental, mas uma crise civilizacional, que teve início no modelo capitalista de produção e consumo desenfreados. Fortalecida nos anos 70 pelo fácil crédito e desperdício.
Mais uma vez incentivando o consumo, com o agravante do DESCARTÁVEL.

Alguns números que desconhecemos: o Brasil lidera o ranking na reciclagem de alumínio, reciclamos 95% do alumínio que seria descartado. Agora uma controvérsia, se reciclamos NOVENTA E CINCO POR CENTO do alumínio que produzimos, por que a extração de bauxita no Brasil cresce 3% ao ano?

Simples, nós reciclamos para o consumo interno e exportamos o alumínioo plano, extraido dos nossos recursos minerais. Enquanto isto enriquecem indústrias como ALCOA, ALCAN, VALESUL ALUMÍNIO...

Entre 2007 e 2008 morreram de fome no mundo 100 milhões de pessoas. Falta de alimento?
NÃO. Falta de solidariedade e justiça social.
Temos abundância de alimento, mas descartamos o que não está bonito aos nossos olhos, sem perceber. Já parou para pensar que as cenouras, os pepinos, os tomates nas geladeiras dos supermercados são de tamanho e formato padrões? O que está tortinho ou disforme, vai para o lixo, no início da cadeia de produção.

Trinta por cento de todo alimento produzido nos Estados Unidos são desperdiçados, nada mais, nada menos que 500 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas com o que os americanos jogam fora. Quem disse mesmo que quer ser igual aos americanos? Se fôssemos iguais aos americanos, precisaríamos de DOIS PLANETAS E MEIO, tamanho o descaso com o meio ambiente do povo americano.

Desmatamos florestas inteiras para transformá-las em ração para GADO, o pior é que ela servirá para alimentar rebanhos dos EUA e Europa. Sendo que 70% da demanda de água produzida para consumo HUMANO, é destinada à AGROPECUÁRIA!
DESTRUIMOS NOSSAS FLORESTAS para alimentar gado de um dos maiores destruidores do planeta!

Temos uma das condições mais favoráveis do globo para a implantação da ENERGIA EÓLICA, então por que não fazer? Por que gastar bilhões em projetos desnecessários que visam o benefício de poucos?

Afinal de que lado estamos?

Um comentário: