quarta-feira, 2 de junho de 2010

Atitude

O ano de 2010 nasceu com uma nova proposta. Em uma ação inédita o programa Amigos do Planeta coloca à disposição dos moradores e empresas de Gravataí, o sistema de recolhimento e reciclagem de computadores e periféricos.
Em parceria com a empresa Reverse-Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, Recal Reciclagem de Cartuchos e Sindilojas Gravataí, isto está sendo possível.

Este é um processo minucioso, que exige qualificação para que os passivos ambientais sejam totalmente eliminados. A Reverse possui certificação ISO 14001, Licença de Operação e Registro no IBAMA, o que garante a correta destinação dos resíduos encaminhados para reciclagem.

Por sua vez a Recal Reciclagem de Cartuchos, disponibiliza um coletor em sua sede, à Rua Anápio Gomes, 1765, Centro.

Na tentativa de sensibilizar e incentivar os processos de Gestão Ambiental, enaltecendo a Educação Ambiental nas Escolas do Município, o Sindilojas de Gravataí subsidia o recolhimento dos resíduos tecnológicos (computadores e periféricos) de duas escolas, a Fundação Bradesco e Escola Estadual Professora Maria Josefina Becker, por serem estas as primeiras a participarem das ações do Projeto Amigos do Planeta.

A grande dificuldade encontrada neste processo é a compreensão de que existe um valor a ser pago na entrega dos resíduos, o que viabiliza a logística do programa. Cabe à Empresa Reverse a coleta, desmonte, descaracterização dos produtos e a segregação dos resíduos para a reciclagem.

O custo cobrado por quilo é R$ 1,50, extremamente baixo, levando-se em conta o grande benefício gerado à natureza, evitando a contaminação, a poluição e promovendo o total reaproveitamento dos resíduos.

Gostaríamos de convidar os empresários locais a participar desta ação, colabore com o recolhimento dos resíduos de uma escola e mostre sua preocupação e responsabilidade com o meio ambiente, exercendo o papel de cidadão consciente.

Atitude, é o que a natureza espera de todos nós.

Um comentário: