quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Òleo de cozinha



Infelizmente há muito pouco tempo a reciclagem de óleo de cozinha tornou-se mais efetiva em algumas cidades do Brasil.
O óleo de cozinha pode ser totalmente reaproveitado, evitando graves danos ao meio ambiente, principalmente à água.
Jogar o óleo usado na pia da cozinha causa o entupimento dos canos, pois ele torna-se compacto com o passar do tempo e forma crostas que impedem a passagem da água.
O resíduo que segue pelo cano vai parar nas estações de tratamento de água e esgoto, sendo bem mais complicado o processo de descontaminação desta água.

Jogado na terra acaba poluindo os lençóis freáticos e contaminando água pura.
Uma estatística desastrosa: UM LITRO DE ÓLEO POLUI UM MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA.

Gravataí tem coleta seletiva de óleo de cozinha, o Sindilojas Gravataí em parceria com a Ecológica Coleta, disponibilizam para a população vários pontos de coleta de óleo de cozinha usado. Esta ação é pioneira e já acontece há 3 anos.
Pontos de coleta.

A transformação do óleo de cozinha em energia renovável começa pela filtragem, que retira todo o resíduo deixado pela fritura, depois é retirada toda a água que está misturada a esse óleo. Dependendo do óleo, ele passará por uma purificação química que retirará os últimos resíduos. Depois de "limpo" recebe a adição de álcool e uma substância catalisadora. Colocado no reator e agitado à temperaturas específicas transforma-se em BIOCOMBUSTÍVEL e após o refino pode ser usado em motores capacitados para queimá-lo. (Fonte: Wladimir D'Andrade / Estadao.com.br)

Divulgue participe, preserve a água e o solo. O óleo pode ser colocado em garrafas pet e entregue nos pontos coletores.

Informações: 3488 4586

Nenhum comentário:

Postar um comentário