quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Copos descartáveis & sapatos

Antes de falarmos em público, aos que fazem isto, bate aquele nervosismo, saber usar as palavras certas para tocar realmente a opinião das pessoas, é uma tarefa difícil. Recentemente passei dias organizando o tema e o foco de minha fala, para apresentar em uma reunião o assunto SUSTENTABILIDADE.
Falar com crianças é bem mais fácil, os exemplos simples são prontamente entendidos e aceitos, mas como atingir um adulto com hábitos e costumes há muito formados? Talvez a simplicidade seja a palavra chave, e foi isto que eu usei.

"Em cima de uma mesa coloque um copo descartável, de preferência um que tenha sido jogado no lixo a pouco tempo, e ao lado dele um sapato, pode ser o que está no seu pé mesmo.
Observe os dois objetos com cuidado e perceba os detalhes, semelhanças e diferenças.
O copo é usado para atender uma necessidade básica e vital: matar a sede. Poderia ser substituido por outro recipiente ou até mesmo as próprias mãos, mas é mais prático usar o COPO.
Que material ele é feito? Claro, PLÁSTICO: "tipo de resina sintética, modelável, de grande importância industrial". Características: durabilidade, resistência, grande utilidade, afinal, mata nossa sede.
E o sapato? Nossa... quantas coisas a dizer do sapato, não é mesmo? Sem eles não trilharíamos nossos caminhos. Protege nossos pés do frio, das pedras... são realmente parceiros da vida toda. Que material ele é feito? Vários, entre os mais comuns estão o Couro: "pele espessa dos grandes quadrúpedes domésticos", (o Brasil é o segundo maior produtor mundial de couro), e o Sintético: "modificação química de moléculas de celulose encontrada em plantas, ou resina modelável, de grande importância industrial". Características: durabilidade, resistência, grande utilidade, afinal nos supre uma necessidade básica.
Como podemos perceber, são muitas as semelhanças, mas existe um abismo imensurável entre eles.
O tempo de decomposição destes objetos é de 100 a 200 anos! Agora lhe pergunto: QUANTAS VEZES USAMOS UM COPO DESCARTÁVEL? UMA ÚNICA VEZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário