sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Trajetória dos Encontros e Conferências Ambientais

Em abril de 1968, por soliciação da ONU, Organização das Nações Unidas, cientistas, economistas e altos funcionários governamentais de diferentes países se reuniram em Roma para a realização de estudos sobre a relação entre as catástrofes ambientais ocasionads pela poluição e o processo de desenvolvimento adotado pela sociedade.
Nasceu assim o Clube de Roma, que elaborou em 1972 o primeiro relatório sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento, "LIMITES PARA O CRESCIMENTO". Este relatório representou um marco para a questão ambiental.
Teve início a mudança na forma em como as pessos percebiam o meio ambiente, que passou a fazer parte da agenda política mundial.

O segundo ato foi a "CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO", em 1972 em Estocolmo. Estiveram presentes representantes de 113 países e mais de 400 organizações não governamentais.
Com ela o surgimento das políticas de gerenciamento ambiental.

Em 1977, na Geórgia, "CONFERÊNCIA INTERGOVERNAMENTAL DE TBILISI", considerado um dos principais eventos sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PLANETA.

Em 1979, é publicado o "INFORME DA COMISSÃO BRANDT", mostra a preocupação socio ambiental.

Em 1987, "INFORME BRUNDTLAND", compartilhar crescimento econômico, equidade social e equilíbio ecológico, foi puplicado sob o título "NOSSO FUTURO COMUM", pela COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE.

Acompanhe as próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário